Uruaçu no Centro das Políticas para Crianças e e Adolescentes: Uma Parceria Estratégica com a UNESCO

Iniciativa conjunta do Governo de Goiás e UNESCO traz capacitação focada em mediação de conflitos e fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil.

Uruaçu, torna-se o cenário na capacitação de gestores públicos e líderes juvenis. Este evento, fruto de uma colaboração significativa entre o Governo de Goiás e a UNESCO, representa um marco no desenvolvimento e na implementação de políticas eficazes para a proteção de crianças e adolescentes. Realizado no Plenário da Câmara Municipal de Uruaçu, o programa simboliza um avanço importante na construção de um futuro mais seguro e promissor para a juventude da região.

A formação abrange temas vitais como a mediação de conflitos, a prevenção da violência e a promoção de uma cultura de paz nas escolas e comunidades. Estes temas são fundamentais, considerando os desafios contemporâneos enfrentados nas instituições educacionais e no tecido social. A implementação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) nos municípios é outra pauta crítica, refletindo um esforço para dar voz ativa aos jovens nas decisões que afetam suas vidas e comunidades.

A capacitação também se concentra na habilidade de utilizar o SIPIA (Sistema para Informação da Infância e Adolescência), uma ferramenta crucial para o acompanhamento e proteção dos direitos das Crianças e Adolescentes. Além disso, o treinamento oferece orientação para a captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), essencial para a sustentação de programas e projetos voltados para essa faixa etária.

O público-alvo desta capacitação é extenso e inclusivo, abrangendo gestores públicos da Assistência Social, Conselheiros Tutelares, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), gestores da Educação, toda a rede de proteção da criança e adolescente, representantes das comarcas e, crucialmente, lideranças juvenis. Esta diversidade de participantes garante uma abordagem multidisciplinar e integrada, vital para o sucesso das políticas públicas voltadas para a juventude e infância.

A iniciativa em Uruaçu é um exemplo brilhante de como parcerias entre governos estaduais e organizações internacionais podem trazer avanços significativos na gestão pública e na promoção dos direitos humanos. Através deste projeto, espera-se não apenas capacitar os envolvidos, mas também semear as bases para uma sociedade mais pacífica, justa e preparada para enfrentar os desafios relacionados à juventude e à infância.